sábado, 5 de dezembro de 2015

I - Feira Interdisciplinar de Saúde do IECN!!!


Foto 1: Equipe da organização da Feira de Saúde
Na quarta-feira, 02 de Dezembro de 2015, ocorreu no Instituto de Educação Clélia Nanci a "
I - Feira Interdisciplinar em Saúde do IECN". O Subprojeto Interdisciplinar biologia-geografia colaborou na organização e na construção desse projeto.

A feira contou com a participação de diferentes turmas do sétimo, oitavo e nono ano do Ensino Fundamental da Escola, e também estava aberto a todo ambiente escolar. As doenças trabalhadas no evento estão presentes em nosso dia-a-dia como a Obesidade, a diabetes e a hipertensão. Além das doenças hipocinéticas, a feira teve como objetivo conscientizar os alunos sobre dos riscos das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) como a AIDS (HIV), a Hepatite e a Gonorréia.

Foto 2: Alunos do 9º ano apresentando
as doença hipocinéticas
As turmas que participam do PIBID ficaram cada uma delas responsáveis por um projeto. A turma do oitavo ano teve que construir um modelo didático que representasse o agente causador da doença sexualmente transmissível. A turma do nono ano ficou responsável pela criação de jogos didáticos sobre doenças hipocinéticas. 
Foto 3: Bolsista Laínne Ramos
Para a bolsista PIBID  e uma das organizadoras da feira, Laínne Ramos "As turmas do oitavo e nono se envolveram bastante e abraçaram a ideia. Fiquei surpresa com alguns trabalhos, não esperava tanta dedicação por parte de alguns alunos. A feira foi um sucesso, ainda que trabalhosa, mas valeu a pena." 
A Feira de Saúde foi a última atividade do PIBID Interdisciplinar no ano de 2015 com os alunos. A proposta da feira é avaliar os alunos para além da prova. A construção de modelos didáticos e jogos didáticos é uma forma dos alunos compreenderem o conteúdo de uma forma prática. A proposta é aprender e não decorar o conteúdo programático do currículo escolar. Com isso, a "I - Feira Interdisciplinar em Saúde do IECN" atingiu a proposta de ensinar para a vida, e não para prova.
Foto 4: Modelo didático construído pelos alunos do 8º ano.


quarta-feira, 14 de outubro de 2015

O PIBID aos Olhos dos Alunos


"Acho que os estagiários exercem uma função importante, porque além de treina-los para serem ótimos professores, ensinam também a lidar melhor com os alunos.
Várias vezes precisamos de ajuda de alguns deles e com boa vontade nos ajudaram. Além de serem ótimas pessoas e super simpáticos, explicam bem.
Aprendemos muitas coisas que não sabíamos, em palestras que os estagiários deram. Todos os trabalhos que realizamos com eles além de serem produtivos, nos fazem interagir, melhor com os colegas de classe e também com o professor.
É bem legal e útil não só para os alunos como também para os próprios estagiários. Aprendemos sobre várias plantas, animais e insetos interessantes.

                                                                                                                                Turma:905"

terça-feira, 13 de outubro de 2015

O PIBID aos Olhos dos Alunos


"Este projeto desenvolvido pela UERJ, ajuda muito os alunos nas escolas. Os estagiários ajudam muito no desenvolvimento de alguns alunos e ajudam nas matérias que temos dificuldades de entender.
Além de ajudar os alunos, eles também são simpáticos e pacientes. Os alunos aprendem muito mais com a ajuda dos estagiários.

                                                                                                                                     Turma 808"

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

O PIBID aos Olhos dos Alunos


"Subprojeto Interdisciplinar Biologia e Geografia do PIBID/CAPES/UERJ
O projeto é muito importante para nós da turma 808, por quê aprendemos e melhoramos bastante em nossas aulas, aprendemos a participar mais, a expor nossos pensamentos e opiniões, e apesar de tudo temos o auxilio dos nossos estagiários, que em todas as aulas estão dispostos a nos ajudar em tudo que precisamos, as aulas ficaram até mais interessantes para o nosso dia a dia.
Além das nossas aulas, fizemos atividades e coisas super interessantes, tivemos o privilégio de participar das palestras sobre o meio ambiente, tivemos uma super presença e uma palestra incrível de umas das professoras da UERJ, elaboramos uma paródia bem divertida no auditório da escola. Enfim estão sendo concluídos vários trabalhos que nos fazem melhorar a cada dia. 
                                                                      
                                                                           Turma 808"




sábado, 10 de outubro de 2015

O PIBID aos Olhos dos Alunos

"Convenhamos a presença e o suporte pedagógico é não só importante como "engraçado", cada um deles tem seu método para nos ajudar e seu carisma próprio, não que o nosso professor não nos ensine bem, pelo contrário, acho que si não fosse ele não entenderíamos química  e física tanto quanto agora, mas também ele não conseguiria atendar tantos alunos, por isso o PIBID noas ajuda tanto. Sem contar com os passeios que além de nos divertimos bastante, como o da APA do Engenho Pequeno que nem os moradores sabiam nos indicar onde era quanto mas que era tão grande, si eles não sabiam imagina nós simples alunos. Talvez si  mais escolas tivessem esse projeto mais alunos saberiam tanto quanto nós. Mais "engraçado" é que além deles nos ensinarem eles também aprendem. Não podemos esquecer das palestras que eles passam para a gente. Não se aprendemos com elas, nos ajuda a entender nesse futuro social e ambiental.

                                                                                                                    Turma 905"

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Começa a Semana do Dia do Professor!!!


No dia 15 de Outubro é comemorado o Dia do Professor e como formar de homenagear e comemorar esse dia os bolsistas e alunos do IECN participarão de atividades durante a semana para lembrar a importância dessa profissão na formação do cidadão.
Como primeira atividade da Semana do Professor os bolsistas do Subprojeto Interdisciplinar Biologia-Geografia produziram cartazes desejando um feliz dia dos professores aos docentes da escola onde acompanham as turmas. Nessa atividade os bolsistas também apresentaram os trabalhos realizados durante os anos de 2014 e 2015 no ambiente escolar, com isso mostrando a proposta do PIBID que é a formação dos futuros professores da Educação Básica, a formação continuada dos professores supervisores, o contato entre a Universidade e a Escola, e a melhoria da educação nas escolas públicas.
Ainda nesta atividade foi produzido um cartaz sobre a Faculdade de Formação de Professores da UERJ que está localizada no município de São Gonçalo. Esse cartaz tem como função informar aos alunos que há uma Universidade Pública e de qualidade próximo a sua residência, apresenta os diferentes cursos da FFP/UERJ e a forma de ingresso na UERJ. Isto é importante, pois a escola é um local de formação de professores e com isso ocorre a necessidade da troca de conhecimento entre as duas instituições.
Essas atividades que serão realizadas é uma forma que os bolsistas do Subprojeto Interdisciplinar Biologia-Geografia em conjunto com os alunos encontraram para homenagear os professores supervisores, os professores do IECN, a coordenadora do subprojeto e toda a comunidade escolar por terem nos acolhidos na Escola.






sexta-feira, 2 de outubro de 2015

PIBID INTERDISCIPLINAR NA 26ª UERJ SEM MUROS

Pôster  do Subprojeto  Interdisciplinar
(Foto: Aline Rodrigues)

Entre os dias 21 e 25 de Setembro de 2015 ocorreu na Universidade do Estado do Rio de Janeiro a 26ª Edição da UERJ SEM MUROS. O evento tem como proposta a apresentação dos trabalhos realizados pelos diferentes cursos de graduação oferecidos pela universidade através dos projetos de pesquisas, cultura e extensão, a fim de envolver toda a comunidade acadêmica.
O  subprojeto do PIBID Interdisciplinar Biologia-Geografia do campus São Gonçalo apresentou as atividades desenvolvidas  com os alunos de uma escola pública estadual do município de São Gonçalo-RJ durantes os anos de 2014 e 2015. A proposta do subprojeto é promover o diálogo entre universidade e a escola básica por meio de atividades desenvolvidas por licenciandos em comunhão com os professores supervisores  e a coordenadora do subprojeto.
Licenciandos e Coordenadora do Subprojeto
(Foto: Aline Rodrigues)
Dessa forma, a presença dos bolsistas dentro do ambiente escolar visa contribui com a integração entre as disciplinas de Ciências e Geografia, proporcionando um processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar aos atores educacionais. Tais ações contribuem ainda na formação inicial  dos licenciandos e na formação continuada dos professores envolvidos.
Apresentação na  26 ª UERJ SEM MUROS
 (Foto: Aline Rodrigues)
Durante o ano de 2015 foram realizadas diversas atividades como a "II-Semana do Meio Ambiente"; Trabalho de Campo com os alunos a Área de Proteção Ambiental do Engenho Pequeno; Visita dos bolsistas ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR-SG); e atividades em sala de aula exercitando as questões socioambientais. Ainda para este ano estão sendo organizadas uma mesa redonda na Faculdade de Formação de Professores (UERJ) e uma Feira de Saúde e uma Feira de Regiões.
O subprojeto conta com onze licenciandos dos cursos de licenciatura em Geografia e Biologia, sendo seis do curso de licenciatura em Geografia e cinco do curso de Ciências Biológicas; dois professores supervisores e uma coordenadora.





sábado, 22 de agosto de 2015

Alunos visitam a APA do Engenho Pequeno

Subida dos alunos ao mirante (Foto: Kamilla Rosa)
Na última quinta-feira, 20 de Agosto de 2015, o Subprojeto PIBID Interdisciplinar visitou a APA do Engenho Pequeno. A visita foi proposta pela licencianda em biologia Sarah Brum, este faz parte do seu trabalho de conclusão curso que tem como temática a importância do trabalho de campo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
O trabalho de campo foi realizado com a turma do 9º ano do Ensino Fundamental. Dentro da Área de Proteção Ambiental do Engenho Pequeno os alunos visitaram o Laboratório da UERJ, onde observaram os animais que são encontrados na APA-EP como Cobras (Jibóia e Jararaca), Lagarto (Teiú), Borboletas, Pássaros e entre outros animais da fauna local.
Lixo dentro da APA-EP. (Foto: Kamilla Rosa)
Após a observação da fauna e da flora local no laboratório partimos para a caminhada até o Mirante da APA do Engenho Pequeno. Do alto do mirante os alunos observaram o município de São Gonçalo, a Baía de Guanabara, a formação geomorfológica da região e diversos outros aspectos como a visualização de suas residências.
Ao longo da visita os alunos apresentaram diversos questionamentos sobre a APA do Engenho Pequeno,  as perguntas foram direcionadas, principalmente,as ações humanas dentro daquela área que é protegida por lei. A quantidade de lixo presente ao longo da caminhada foi um dos pontos mais observados pelos alunos.
Na descida do Mirante os alunos tiveram a oportunidade de observar a diversidade religiosa presente em nosso país. A Área de Proteção Ambiental do Engenho Pequeno é utilizada por diversas religiões como locais de orações e oferendas para seus Deuses e Santos apresentando um forte sincretismo religioso. Com isso, os alunos compreenderam que cada religião possui uma relação especifica com a natureza, sendo assim a preservação de áreas verdes dentro do Município de São Gonçalo é importante para que todos possam praticar a sua religião.
Foto: Kamilla Rosa
Novamente a ação humana foi percebida como causadoras de malefícios a natureza. Durante a caminhada foi observado focos de incêndios dentro da APA-EP que em grande parte das vezes é causado por moradores da região, e junto com isso as plantas secas e o vento fazem com que o fogo se espalhe rapidamente. Esse fogo em alguns momentos quase chega a atingir as casas de alguns moradores. A informação que nos foi passada é que os Guardas Municipais não tem como combater o incêndio por falta de equipamentos, assim os bombeiros são acionados quando o fogo está próximo de atingir as residências.
Queimada dentro da APA (Foto: Kamilla Rosa)
No último trecho de visita a APA do Engenho Pequeno fomos para uma das nascentes do Rio Imboaçu, que foi o tema trabalhado no ano anterior. Na nascente os alunos ficaram impressionados por não existir água na nascente e em seu leito principal possui água corrente. A partir deste questionamento foi relembrado o tema abordado no ano de 2014. Com isso o professor; os licenciados de geografia e biologia; e os alunos da turma do 9º ano debateram diversos assuntos ligados ao rio Imboaçu como a poluição; o desenvolvimento do Município de São Gonçalo; e o ciclo hidrológico.
Caminhada dos Alunos. (Foto: Kamilla Rosa)
Por fim, agradecemos aos Guardas Municipais de São Gonçalo que acompanharam o professor, os bolsistas e os alunos durante a visita a Área de Proteção Ambiental do Engenho Pequeno e, também, ao senhor Sérgio que nos guiou pela APA-EP e nos ajudou com o seu grande conhecimento sobre este local ainda preservado no município de São Gonçalo.

Participação no VII - EREBIO (RJ/ES)

Foto: Aline Rodrigues
Entre os dias 04 e 07 de Agosto de 2015 ocorreu na Universidade Federal Fluminense (UFF) o VII - Encontro Regional de Ensino de Biologia - RJ/ES que teve como temática "Tecendo laços docentes entre Ciência e Cultura.
O evento contou com mesas-redondas, atividades culturais, mini-Cursos, oficinas, exposição de materiais didáticos e Apresentações de trabalhos (Pôster e Oral) ao longo dos quatro dias de encontro.
Os bolsistas do subprojeto interdisciplinar Biologia/Geografia apresentaram durante o evento os trabalhos realizados no ano de 2014 com os alunos das turmas do 8º Ano e do 9º Ano do Ensino Fundamental. O primeiro trabalho apresentado foi "Formação de professores e a temática socioambiental: Articulando escola e universidade na I - Semana do Meio Ambiente" que relata as atividades realizadas pelos bolsistas do Subprojeto Interdisciplinar na construção da Semana do Meio Ambiente no ano de 2014. 
          Bolsistas do Subprojeto Interdisciplinar após
      a apresentação dos trabalhos (Foto: Aline Rodrigues)
O segundo trabalho apresentado foi "Ensinando o tema energia em um contexto interdisciplinar: experiências formativas de professores de Ciências e Geografia", esse trabalho surgiu a partir das atividades em sala de aula com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, onde foram abordadas as questões sobre  energia e seus diferentes conceitos proporcionando assim o trabalho interdisciplinar entre os bolsistas do subprojeto.
Os trabalhos apresentados no VII - EREBIO é um reflexo das atividades realizadas dentro do ambiente escolar articulando Coordenadora, Professores Supervisores, Licenciandos (Geografia e Biologia), os alunos e a escola, com o intuito de proporcionar um melhor processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

II - Semana do Meio Ambiente

Imagem 1: Cartaz da II-Semana
 do Meio Ambiente
Nos dias 27 e 28 de Maio de 2015 ocorreu no Instituto de Educação Clélia Nanci em São Gonçalo a "II-Semana do Meio Ambiente". Neste ano a semana do meio ambiente teve como tema principal a Baía de Guanabara. O tema foi escolhido como uma forma de dar continuidade sobre a temática trabalhada no ano de 2014, o rio Imboaçu.

Foto 1: Palestra do Comitê Popular da
Copa e Olimpíadas
O evento foi produzido pelos bolsistas (Licenciando, Professores e Coordenadora) do Subprojeto Interdisciplinar Biologia e Geografia  e contou com palestras e oficinas realizada por convidados.Participaram da "II-Semana do Meio Ambiente"  o Instituto Baía de Guanabara, o Comitê Popular da Copa e das Olimpiadas,os bolsistas do projeto do PIBID de Geografia da FFP, estudantes de Artes da UFF e outros convidados que vieram somar com a proposta do tema do evento.

Foto 2: Apresentação da " II- Semana do Meio Ambiente" pela
 Coordenadora do Subprojeto Interdisciplinar Biologia e
 Geografia
Ao trabalhar como tema principal do evento a Baía de Guanabara o objetivo foi trazer para a proximidade dos alunos a diversidade de usos deste estuário.A multiplicidade de usos traz com ele diversos conflitos de interesses, que na maioria das vezes está ligado a temática ambiental devido a degradação da Baía de Guanabara.Com isso, levar aos alunos essa temática é, também, estimular o questionamento do modo de vida no qual vivemos e no modo de vida que queremos para o futuro.
Foto 3: Oficina de Artes dos Alunos com os Estudantes 
da UFF

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Apresentação de Trabalho no III - EREBIO

Nos dias 28,29 e 30 de Abril aconteceu na Universidade Federal de Juiz de Fora o "III - Encontro Regional de Ensino de Biologia" da Regional 4 que comporta os Estados das Minas Gerais, Tocantins, Goiás, e o Distrito Federal. O encontro teve com o tema "Ser professor de ciências e biologia: entre politicas, inquietações, saberes e  sensibilidades". O evento contou apresentações de trabalhos acadêmicos nas formas de comunicação oral e pôster, minicursos, ateliê de criação, oficinas, atividades culturais, lançamentos de livros e mesas redondas.
No último dia do encontro a bolsista Kamilla Rosa  apresentou o trabalho "Educação em ciências, ambiente e alimentação saudável: atividades e percepções de alunos do ensino fundamental sobre o aproveitamento integral de alimentos". O trabalho apresentado é resultado das atividades realizadas pelo bolsista Flávio Santos com os alunos durante o ano de 2014.
Uma das autoras - Kamilla Rosa - explicou o objetivo do trabalho desenvolvido. - "O trabalho "Educação em ciências, ambiente e alimentação saudável: atividades e percepções de alunos do ensino fundamental  sobre o aproveitamento integral de alimento", teve como perspectiva uma leitura de mundo para intervenção na realidade sobre as questões socioambientais a partir de relatos de atividades desenvolvidas com uma das turmas do 8º ano da escola".
Com esse trabalho e os outros trabalhos apresentados na sessão "Educação para Saúde na Educação em Ciências e Biologia" ficou evidenciado a importância de debater o tema Saúde e Alimentação dentro do ambiente escolar.
O trabalho apresentado foi de autoria de Kamilla Rosa, Flávio Santos, Sarah Brum, do professor supervisor Caio Lamego e da Coordenadora Maria Cristina Ferreira dos Santos.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Visita ao CTR-SG

Foto 1: Centro de Tratamento de Resíduos - SG
No dia 26 de Março de 2015, os bolsistas do subprojeto interdisciplinar da Faculdade de Formação de Professores (UERJ) participaram do  trabalho de campo para o Aterro Sanitário de São Gonçalo. O aterro sanitário do município de São Gonçalo foi inaugurado no ano de 2012, após o encerramento das atividades no Lixão de Itaóca. Localizado no bairro do Anaia Pequeno, o Aterro Sanitário recebe resíduos sólidos dos municípios de São Gonçalo e de Niterói, e também resíduos trazidos por empresas privadas credenciadas. 

 Durante a visita fomos recebidos por funcionários da empresa que possui a concessão para administrar o Centro de Tratamento de Resíduos de São Gonçalo.No primeiro momento nos foi apresentado a estrutura do aterro sanitário e o seu funcionamento,e a diferença entre o  aterro sanitário e o lixão.No segundo momento da visita conhecemos a área onde está inserido o CTR-SG.
Foto 2: Parte da Área do Atero Sanitário
O Centro de Tratamento de Resíduos de São Gonçalo é composto por dois aterros que juntos  recebem cerca de 1.700 Kg/dia, a capacidade permitida para o CTR-SG é de 2.400 Kg/dia. Com estes números fica evidente a importância da redução, da reutilização e da reciclagem de diversos produtos que tem como destino final o aterro. Apenas construindo uma  consciência ambiental conseguiremos diminuir a crescente produção dos resíduos sólidos.Um dos projetos para o CTR-SG é a produção de energia a partir do gás metano gerado no aterro sanitário.
Por fim, a empresa detentora da concessão possui contra-partidas sociais e ambientais devido a utilização da área do CTR-SG. Na parte social há diversos projetos sociais para a comunidade,  melhorias urbanas como asfaltamento de ruas , e construção de aparelhos esportivos no bairro do Anaia Pequeno e nas contra-partidas ambientais ocorreu a construção do cinturão verde ao redor do CTR,projetos de Educação Ambiental e um viveiro de mudas nativas da região.
A visita dos bolsista ao Aterro Sanitário de São Gonçalo ajudou na melhor compreensão de como é importante o descarte do lixo nos locais adequado no dia-a-dia e, principalmente, como a coleta seletiva ajudaria a diminuir o volume de resíduos que teriam como destino final  os aterros sanitários.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Participação dos Bolsistas no "I - GeoEduca"

Foto 1: Apresentação Oral no "I - GeoEduca"
Entre os dias 03 e 07 de Março de 2015, foi realizado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UniRio - o primeiro Encontro Nacional de Ensino de Geociências na Educação Básica "I GeoEduca". Em sua primeira edição o evento teve como tema principal " Relações entre Educação, Ciência, Meio Ambiente e Cultura", o tema proposto está diretamente relacionado com a Educação Ambiental que é trabalha a partir da sua transversalidade no subprojeto interdisciplinar  entre a biologia e a geografia.
Foto 2: Pôster do Professor Caio Lamego e da Bolsita Sarah Brum.
Os bolsistas - professor supervisor e graduandos - do subprojeto interdisciplinar participaram deste encontro apresentando os trabalhos realizados com os alunos durante o ano de 2014. Os trabalhos apresentados foram em duas modalidades diferentes: apresentação oral e em pôster.O evento além de apresentações de diversos trabalhos também contou com palestras, mesas redondas e trabalhos de campo.
As apresentações dos bolsistas do subprojeto foram bastante elogiadas pelos membros da comissão organizadora e participantes do encontro, que contou com a participação de membros de várias universidades de todo o Brasil e de Portugal.
Com pouco tempo de atividade, aproximadamente um ano, o projeto já vem colhendo os frutos de um trabalho bem feito entre os membros do subprojeto em conjunto com os alunos. No "I - GeoEduca" o trabalho "Concepções dos alunos do 8º ano sobre o rio Imboaçu: Estudo de caso sobre uma escola estadual do município e São Gonçalo, RJ" recebeu o prêmio de melhor apresentação temática do dia 05 de março de 2015.Apresentação do Trabalho no GeoEduca
Este prêmio veio coroar o primeiro ano do subprojeto interdisciplinar biologia-geografia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Assim, mostrando a importância do PIBID na formação do futuro professor e como uma ferramenta na melhoria da educação pública.


domingo, 8 de março de 2015

Apresentação de Trabalho no GeoEduca



No dia 05 de março de 2015 foi apresentado no I Encontro Nacional de Ensino de Geociências na Educação Básica (GeoEduca).No encontro foi apresentado o trabalho sobre  "Concepções dos alunos do 8º ano sobre o rio Imboaçu: Estudo de Caso em uma escola estadual do município de São Gonçalo,RJ". Este trabalho foi construído a partir dos encontros entre os bolsistas e os alunos dentro da sala aula. 
O trabalho apresentado é de autoria dos bolsistas Thaís Rodrigues Camelo e Pedro Augusto Rangel de Oliveira, em parceria com o professor supervisor Caio Roberto Siqueira Lamego. A apresentação do trabalho foi premiada como "Melhor Apresentação Temática do Dia".

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Começa o ano para os bolsistas do subprojeto interdisciplinar.

Foto 1: Subprojeto no IECN
No dia 04 de fevereiro de 2015 ocorreu nas instalações do Instituto de Educação Clélia Nanci a segunda reunião do subprojeto interdisciplinar biologia-geografia deste ano.  Na reunião estavam presentes a coordenadora do subprojeto, os professores supervisores e os bolsistasda biologia e geografia. Esta reunião teve como objetivo a construção do planejamento para o andamento do projeto dentro da escola.
Assim ficou definido o tema principal do subprojeto nos próximos três anos e cada bolsista definiu um projeto individual co-relacionado ao tema principal que está ligado aos problemas sócio-ambientais do município de São Gonçalo-RJ
Na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, se inicia o ano escolar e os bolsistas estarão presentes na quarta-feira e na quinta-feira acompanhando os professores supervisores no primeiro encontro com os alunos este ano.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

III - Encontro Institucional PIBID/CAPES/UERJ

Foto 1: Mesa dos Subprojetos Interdisciplinares:
Nos dias 21 e 22 de Janeiro de 2015, os membros do subprojeto interdisciplinar estiveram presentes na Universidade do Estado do Rio de Janeiro participando do III Encontro Institucional do PIBID/CAPES/UERJ. O evento contou com a presença dos subprojetos da UERJ-Maracanã, da Faculdade de Formação de Professores, do CAp-UERJ, das unidades de Nova Friburgo e  Resende.
No evento a coordenadora do subprojeto, Maria Cristina Ferreira dos Santos,  participou da mesa dos subprojetos interdisciplinares do PIBID-UERJ. Na mesa estavam as representantes dos subprojetos interdisciplinares da Faculdade de Formação de professores, do CAp-UERJ e das unidades de Nova Friburgo e Resende.
Foto: Apresentação do Subprojeto Interdisciplinar.
Nesta mesa a coordenadora apresentou o trabalho realizado pela equipe de bolsistas e professores supervisores durante o ano de 2014. Com menos de um ano de trabalho o grupo realizou dois grandes eventos a I Semana do Meio Ambiente e I Mostra de Trabalhos dos Projetos PIBID UERJ/FFP e IECN. Os bolsistas e professores supervisores participaram do VII-Congresso Brasileiros de Geógrafos e do V ENALIC com apresentações de trabalhos produzidos a partir da relação com os alunos. Além disso ocorreu trabalhos de campo para APA do Engenho Pequeno no município de São Gonçalo e ao Instituto Benjamin Constant.

Quem Somos

O Subprojeto Interdisciplinar Biologia/Geografia é composto por uma coordenadora, dois professores supervisores e por onze bolsistas de iniciação à docência.
  • Coordenadora: Profª Drª Maria Cristina Ferreira dos Santos.
  • Professores Supervisores: Leila Siqueira (Geografia) e Caio Roberto Siqueira Lamego (Ciências/Biologia).
  • Bolsistas da Biologia: Flávio Rêgo dos Santos, Laínne Ramos Jardins, Raiany Nogueira Santos e Layana Hellen de Lima Sousa.
  • Ex-bolsistas da Biologia: Sarah Soares Brum, Kamilla Rosa da Silva, Aline Rodrigues Pinto e Gemagno Marinho Ribeiro.
  • Bolsistas da Geografia: Maria Isabel Crisóstomo Custódio, Jeferson Rosa da Silva, Thaís Rodrigues Camelo, Nathalia Fernandes dos Santos, Cilene Daudt Vieira e Fernanda do Nascimento Silva.
  • Ex-bolsistas da Geografia:  Pedro Augusto Rangel de Oliveira e Luana Gabriela Sales de Sousa. 

O PIBID E A SEMANA DO CURSO NORMAL

Na semana do dia 16 à 20 de outubro de 2017 aconteceu no IECN - Instituto de Educação Clélia Nanci a SEMANA DO CURSO NORMAL . Voltado para a...