quinta-feira, 26 de março de 2015

Visita ao CTR-SG

Foto 1: Centro de Tratamento de Resíduos - SG
No dia 26 de Março de 2015, os bolsistas do subprojeto interdisciplinar da Faculdade de Formação de Professores (UERJ) participaram do  trabalho de campo para o Aterro Sanitário de São Gonçalo. O aterro sanitário do município de São Gonçalo foi inaugurado no ano de 2012, após o encerramento das atividades no Lixão de Itaóca. Localizado no bairro do Anaia Pequeno, o Aterro Sanitário recebe resíduos sólidos dos municípios de São Gonçalo e de Niterói, e também resíduos trazidos por empresas privadas credenciadas. 

 Durante a visita fomos recebidos por funcionários da empresa que possui a concessão para administrar o Centro de Tratamento de Resíduos de São Gonçalo.No primeiro momento nos foi apresentado a estrutura do aterro sanitário e o seu funcionamento,e a diferença entre o  aterro sanitário e o lixão.No segundo momento da visita conhecemos a área onde está inserido o CTR-SG.
Foto 2: Parte da Área do Atero Sanitário
O Centro de Tratamento de Resíduos de São Gonçalo é composto por dois aterros que juntos  recebem cerca de 1.700 Kg/dia, a capacidade permitida para o CTR-SG é de 2.400 Kg/dia. Com estes números fica evidente a importância da redução, da reutilização e da reciclagem de diversos produtos que tem como destino final o aterro. Apenas construindo uma  consciência ambiental conseguiremos diminuir a crescente produção dos resíduos sólidos.Um dos projetos para o CTR-SG é a produção de energia a partir do gás metano gerado no aterro sanitário.
Por fim, a empresa detentora da concessão possui contra-partidas sociais e ambientais devido a utilização da área do CTR-SG. Na parte social há diversos projetos sociais para a comunidade,  melhorias urbanas como asfaltamento de ruas , e construção de aparelhos esportivos no bairro do Anaia Pequeno e nas contra-partidas ambientais ocorreu a construção do cinturão verde ao redor do CTR,projetos de Educação Ambiental e um viveiro de mudas nativas da região.
A visita dos bolsista ao Aterro Sanitário de São Gonçalo ajudou na melhor compreensão de como é importante o descarte do lixo nos locais adequado no dia-a-dia e, principalmente, como a coleta seletiva ajudaria a diminuir o volume de resíduos que teriam como destino final  os aterros sanitários.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Participação dos Bolsistas no "I - GeoEduca"

Foto 1: Apresentação Oral no "I - GeoEduca"
Entre os dias 03 e 07 de Março de 2015, foi realizado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UniRio - o primeiro Encontro Nacional de Ensino de Geociências na Educação Básica "I GeoEduca". Em sua primeira edição o evento teve como tema principal " Relações entre Educação, Ciência, Meio Ambiente e Cultura", o tema proposto está diretamente relacionado com a Educação Ambiental que é trabalha a partir da sua transversalidade no subprojeto interdisciplinar  entre a biologia e a geografia.
Foto 2: Pôster do Professor Caio Lamego e da Bolsita Sarah Brum.
Os bolsistas - professor supervisor e graduandos - do subprojeto interdisciplinar participaram deste encontro apresentando os trabalhos realizados com os alunos durante o ano de 2014. Os trabalhos apresentados foram em duas modalidades diferentes: apresentação oral e em pôster.O evento além de apresentações de diversos trabalhos também contou com palestras, mesas redondas e trabalhos de campo.
As apresentações dos bolsistas do subprojeto foram bastante elogiadas pelos membros da comissão organizadora e participantes do encontro, que contou com a participação de membros de várias universidades de todo o Brasil e de Portugal.
Com pouco tempo de atividade, aproximadamente um ano, o projeto já vem colhendo os frutos de um trabalho bem feito entre os membros do subprojeto em conjunto com os alunos. No "I - GeoEduca" o trabalho "Concepções dos alunos do 8º ano sobre o rio Imboaçu: Estudo de caso sobre uma escola estadual do município e São Gonçalo, RJ" recebeu o prêmio de melhor apresentação temática do dia 05 de março de 2015.Apresentação do Trabalho no GeoEduca
Este prêmio veio coroar o primeiro ano do subprojeto interdisciplinar biologia-geografia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Assim, mostrando a importância do PIBID na formação do futuro professor e como uma ferramenta na melhoria da educação pública.


domingo, 8 de março de 2015

Apresentação de Trabalho no GeoEduca



No dia 05 de março de 2015 foi apresentado no I Encontro Nacional de Ensino de Geociências na Educação Básica (GeoEduca).No encontro foi apresentado o trabalho sobre  "Concepções dos alunos do 8º ano sobre o rio Imboaçu: Estudo de Caso em uma escola estadual do município de São Gonçalo,RJ". Este trabalho foi construído a partir dos encontros entre os bolsistas e os alunos dentro da sala aula. 
O trabalho apresentado é de autoria dos bolsistas Thaís Rodrigues Camelo e Pedro Augusto Rangel de Oliveira, em parceria com o professor supervisor Caio Roberto Siqueira Lamego. A apresentação do trabalho foi premiada como "Melhor Apresentação Temática do Dia".

O PIBID E A SEMANA DO CURSO NORMAL

Na semana do dia 16 à 20 de outubro de 2017 aconteceu no IECN - Instituto de Educação Clélia Nanci a SEMANA DO CURSO NORMAL . Voltado para a...