segunda-feira, 21 de novembro de 2016

II - Feira Interdisciplinar: Saúde, Ambiente e Educação

No dia 18 de Novembro aconteceu nas dependências do Instituto de Educação Clélia Nanci a II - Feira Interdisciplinar: Saúde, Ambiente e Educação. É o segundo ano de realização deste evento que é organizado pelos bolsistas de biologia e geografia e professores supervisores do Subprojeto Interdisciplinar do PIBID/CAPES/UERJ da Faculdade de Formação de Professores.
Foto 1: Alunos na apresentação do trabalho
(Aline Rodrigues)
A Feira reuniu na quadra escola estudantes do ensino fundamental e ensino médio durante toda a tarde daquele dia. Os alunos tiveram a oportunidade de apresentar os seus trabalhos construídos dentro das disciplinas para toda a comunidade escolar.
O evento contou com apresentações que contemplavam as mais diversas matérias cada uma com sua abordagem singular sobre o tema. A participação de outros professores da escola proporcionou essa pluralidade de visões e engrandeceu a feira escolar.

Foto 2: Preparação para a II - Feira Interdisciplinar
 (Aline Rodrigues)
A II - Feira Interdisciplinar: Saúde, Ambiente e Educação foi um sucesso tendo uma grande adesão de alunos e professores. Com isso movimento o ambiente escolar e proporcionando aos alunos um momento diferente - onde eles assumem o protagonismo e apresentam os conhecimentos construídos ao longo do ano escolar.
Foto 3: Apresentação do trabalho para a
Coordenadora do Subprojeto (Aline Rodrigues)
Os eventos realizados pelo subprojeto interdisciplinar durante o período que está na escola busca uma maior integração com a comunidade escolar. Pois, são nesses momentos que os estudantes tem a capacidade de mostrar suas habilidades e competências - que muitas vezes são mascaradas pelo modelo de ensino atual. Um viés inovador de educação não se faz com cortes de disciplinas, se faz com metodologias que atendam as perspectivas dos estudantes. E tais abordagem mostra os interesses dos alunos pelas disciplinas que em sala de aula são consideradas desinteressantes ou "desconectadas da realidade".

domingo, 13 de novembro de 2016

PEC 241 e a Reforma do Ensino Médio em Debate

Na última sexta-feira os bolsistas Maria Isabel, Nathalia Fernandes e Jeferson Rosa apresentaram aos alunos as propostas feitas pelo governo federal que afetam significativamente a educação pública no Brasil. Os temas abordados foram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/16, que foi aprovada na Câmara dos Deputados Federais em Brasília no último mês de outubro, e que agota no Senado Federal é a PEC 55/2016. O outro ponto abordado foi a Medida Provisória 746/16 que visa a Reformar o modelo do Ensino Médio realizado no país
A PEC 241 chamada pelo governo federal de "PEC do Teto dos Gastos" e pela oposição de "PEC do Fim do Mundo" visa congelar os investimentos do governo federal com base na inflação do ano anterior durante 20 anos, ou seja, os investimentos terão um teto para que o governo não gaste mais do que arrecada. A grande discussão é que essa diminuição de investimentos afetarão fortemente as áreas sociais como Educação, Saúde e Assistência Social. Como resposta o governo federal afirma que não haverá diminuição nos investimentos sociais, apenas terá que haver um remanejamento de recursos entre os ministérios - ou seja- pra manter ou aumentar os investimentos nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social terão a diminuição de seus recurso.
A MP 746/16 foi enviada pelo atual presidente da república para ser sancionado pelo congresso federal. Tal MP visa a reforma do Ensino Médio colocando o horário integral, diminuir o número de disciplinas, e a escolas que aderirem terão maiores recursos do governo federal. O fato controverso da MP 746 é que ela não foi debatida com os profissionais da educação e com o movimento estudantil , com isso gerando atritos e criticas a proposta . A critica dos profissionais da educação está, principalmente, atrelada a desvalorização do Professor com a dispensa da Licenciatura para dar aula e criação do Notável Saber.
Durante a aula os alunos do Ensino Médio debateram sobre essas duas temáticas, que são de extrema importância para eles e todos estudantes brasileiros. Tal debate contou com presença de outros professores da escola e bolsistas assim proporcionando diferentes visões sobre o tema. O único consenso estabelecido é a falta de dialogo do governo federal a sociedade,e com alunos e professores sobre a PEC 55 e a MP 746.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Os grandes impactos ambientais foi o tema principal da III - Semana do Meio Ambiente

Foto 1: Palestra de Abertura da III - SMA
 (Aline Rodrigues)
Nos  dias 27 e 29 de Junho ocorreu no Instituto de Educação Clélia Nanci, em São Gonçalo-RJ, a III - Semana do Meio Ambiente.Nesse ano o tema do evento foi os "Grandes Impactos Ambientais: Os riscos para nossa sociedade" que segue uma linha cronológica em relação aos eventos anteriores. Este evento é feito pelos estagiários de biologia e geografia, professores supervisores e coordenadora do subprojeto Interdisciplinar da Faculdade de Formação de Professores da UERJ.
Foto 2: Oficina de Produção De Tintas Naturais
(Aline Rodrigues)
Este é o terceiro ano do subprojeto na escola, e também, é o terceiro ano de produção da semana do meio ambiente através do PIBID. A proposta da semana é criar uma consciência ambiental nos estudantes utilizando-se de uma proposta pedagógica que tira os alunos da sala de aula.
Seguindo o modelo já consagrado durante os anos anteriores foram realizados uma sequência de palestras, e posteriormente, oficinas pedagógicas. As palestras e as oficinas estão relacionados ao tema central da semana do meio ambiente. Nesse ano tivemos a participação do Projeto Praia Limpa; de estudantes de graduação e mestrado da UERJ-FFP, UFF e UFRJ; e também de professores da UERJ-FFP.
Mesmo com atraso devido a ocupação de estudantes, que ocorreu na escola, a realização da III - Semana do Meio Ambiente entra no calendário acadêmico da escola. Assim criando uma data onde alunos e professores tem a possibilidade de debater a temática do Meio Ambiente, que é uma matéria obrigatória e transversal as demais disciplinas. 
Foto 3: Parte Da Equipe do Subprojeto Interdisciplinar
(Aline Rodrigues)

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Oficina de Construção de Terrário



Foto 1: Terrários construídos pelos alunos da 1011 (Aline Rodrigues)

Foto 2: Planfeto da Oficina
(Aline Rodrigues)
Na volta as aula após a ocupação na escola as bolsistas Laínne e Aline com a ajuda dos outros bolsistas realizaram uma oficina para a turma do primeiro ano do ensino médio.
A oficina consistia na montagem de um terrário, isto se de deu utilizando carvão vegetal, pedras e de terra adubada em um recipiente.
 Com isso foi plantada uma muda de um espécie de planta. O terrário foi colocado em ambiente aberto e a cuidado dos alunos. Ao longo dessa semana os alunos estão fazendo anotações para identificarem as mudança ocorridas e posteriormente os bolsistas irão trabalhar um novo tema a partir do terrário construído e observado pelos alunos. 
Foto 3: Muda da Planta (Aline Rodrigues)
Durante a atividade realizada com os alunos - após o longo tempo sem aula - a interação com os bolsistas   foi ótima demonstrando que o subprojeto ao longo desses mais de dois o projeto tem conquistado alunos por levar um modelo de aula com mais prática e de forma interdisciplinar.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Oficina de Sabão no #OcupaClélia

Foto 1: Produção de sabão a base
de óleo de cozinha (Nathalia Fernandes)

No dia 18 de Maio o subprojeto interdisciplinar ofereceu uma Oficina de Produção de Sabão na Ocupação do Instituto de Educação Clélia Nanci (Ocupa Clélia). Essa oficina tem como proposito produzir sabão a partir do óleo de cozinha, ou seja, reciclar o óleo que iria ser jogado fora e que muitas vezes entope os canos e também polui o meio ambiente.
Antes da produção do sabão os bolsistas do subprojeto passaram um questionários aos estudantes para terem um resultado prévio sobre a noção dos alunos em relação ao tema. Os ocupados mostraram-se muito interessados e participativos durante a oficina
Foto 2: Estagiários na produção
de sabão (Ocupa Clélia)
Os bolsistas do PIBID e os professores supervisores ao produzir o sabão junto com os alunos da ocupação também explicaram as implicações que tem o descarte do óleo de forma incorreta e também toda as reações química entre os componentes para produzir sabão.Os ocupados mostraram-se muito interessados e participativos durante a realização da oficina.
O material que não foi utilizado na produção de sabão no dia da oficina foi doado aos estudantes para que produção mais caso seja necessário. O sabão produzido a partir do óleo de cozinha pode ser usado para diversas atividades do dia-a-dia como higiene pessoal e para lavar a escola.
#OcupaClélia #OcupaTudo
Foto 3: Oficina de Sabão no Ocupa Clélia (Caio Lamego)

Fabricando repelente na ocupação #OcupaClélia


Na tarde do dia 19 de Maio a bolsista Thaís Rodrigues e a professora supervisora Nilza Santiago realizaram no #OcupaClélia uma oficina de fabricação de repelente natural caseiro.
Essa oficina tem como objetivo ensinar aos alunos a produzirem seu próprio repelente de forma natural e com um baixo custo. O repelente natural é mais saudável, pois não leva em sua composição produtos químicos perigosos ao ser humano.
O intuito de fazer essa oficina deve-se ao fato que na escola os alunos, estagiários e professores reclamam da quantidade de mosquito presente. E no atual momento em que há uma proliferação de doenças transmitidas por mosquitos é sempre bom ter um repelente natural próximo de você!!!
Com essa oficina pudemos tirar dúvidas e curiosidades dos alunos em relação à produção do repelente e também como não deixar que ele cresça próximo da sua casa.
 #OcupaClélia #OcupaTudo

terça-feira, 1 de março de 2016

Apresentação do Subprojeto Interdisciplinar Para os Novos Alunos

Na expectativa da permanência do Subprojeto Interdisciplinar Biologia e Geografia do PIBID os bolsistas, professores supervisores e coordenadora se mobilizaram e prepararam uma apresentação para os alunos que iniciaram o ano letivo.
O objetivo desta apresentação e mostrar aos alunos a importância deste projeto na formação inicial dos bolsistas e na formação continuada dos professores supervisores, mas, além disso, a relevância também na formação dos alunos do Instituto de Educação Clélia Nanci (IECN) a partir de uma aprendizagem crítica e dialógica.
Participaram deste momento de apresentação alunos de turmas de oitavo ano do Ensino Fundamental e alunos do 1º ano do Ensino Médio.
Momento de muita importância e expectativa por parte dos discentes, pois renovamos a proposta de um ensino interdisciplinar abordando assuntos de interesse comum. Que seja um ano de permanência e bastante proveito para o PIBID e para a formação dos alunos do IECN. Acreditamos na essência e proposta do nosso Subprojeto Interdisciplinar do PIBID.





sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Fotos da GeoExpo

Acesso o link  GeoExpo para visualizar as fotos deste evento realizado pelo subprojeto interdisciplinar biologia-geografia do campus São Gonçalo da UERJ no ano de 2015.

Um Olhar Geográfico

Visite o link "Um Olhar Geográfico" para olhar o PowerPoint desta atividade realizada pelo PIBID Interdisciplinar Biologia-Geografia durante o ano de 2015.

O PIBID E A SEMANA DO CURSO NORMAL

Na semana do dia 16 à 20 de outubro de 2017 aconteceu no IECN - Instituto de Educação Clélia Nanci a SEMANA DO CURSO NORMAL . Voltado para a...