terça-feira, 19 de setembro de 2017

Semana do Meio Ambiente 2017 - nossa quarta edição


IV Semana do Meio Ambiente


Fonte:  http://www.institutoamazonia.org.br/
wp-content/uploads/2015/06/meio-ambiente.png

As temáticas ambientais estão entre os principais assuntos de diferentes pautas atuais. A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano no ano de 1972, em Estocolmo, o dia 05 de junho para a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente.

                                                                        
                                             


Cartaz desenvolvido por alunas do Curso
 Normal, turma 1005. (Jeferson Rosa)

Entendendo tal data como uma importante via para o diálogo interdisciplinar com os alunos e alunas do Instituto de Educação Clélia Nanci (IECN) o Subprojeto Interdisciplinar Biologia/Geografia PIBID/Capes/UERJ vem desenvolvendo desde 2014 a Semana do Meio Ambiente (SMA).

Este ano foi realizada a IV edição do evento. Nossas atividades aconteceram nos dias 06, 07 e 09 de junho. A proposta desse ano foi trabalhar a temática: “Educação Socioambiental no Leste Fluminense: Os Caminhos da Água”.





Palestrantes da Defesa Civil de São Gonçalo.
(Nathalia Fernandes)

Para a abordagem de assuntos diversos por meio de perspectivas e vivências também variadas o Subprojeto contou com a participação de convidados externos para palestras, diálogos com os estudantes e as estudantes em mesas redondas, ministração de oficinas, e de todos os estagiários do Subprojeto para dar suporte no que se mostrou necessário. 






Palestra sobre poluição de praias com grupo de Geomorfologia
Costeira da UERJ/FFP. (Nathalia Fernandes)
Tradicionalmente os debates da SMA contempla os alunos e alunas das turmas dos professores supervisores, contudo além das turmas de Ensino Fundamental e Médio do professor Caio Lamego e da professora Leila Siqueira, alguns professores do IECN levaram suas turmas para participar desse importante momento de formação no espaço escolar. 



Momentos como esses possibilitam a troca de saberes entre docentes, estudantes de Liecenciatura, da educação básica. Sendo assim, consideramos que a IV Semana do Meio Ambiente alcançou seus objetivos, contribuindo não apenas para o conhecimento das questões curriículares, como também para a formação cidadã dos diferentes sujeitos envolvidos. 

Oficina sobre erosão de solos ministrada por Graduanda de Ciências
Biológicas da UERJ/FFP. (Jeferson Rosa)









sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Atividade na Semana da Água

Semana da água


Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-Uhq-VCcFAfY/Veq
VgtZ8BXI/AAAAAAAAAtI/z59KVOueEW8/s
1600/989-64854%2B%25281%2529.jpg


No dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água. Essa, é uma data de grande importância para diversas reflexões, uma vez que a água é um dos recursos mais preciosos do nosso planeta, sendo fundamental para o equilíbrio do ecossistema e para o desenvolvimento das atividades humanas. Em outras palavras, ela é essencial para a vida.



Explicação da atividade e primeiras obeservações.
 (Jeferson Rosa)


Entendendo a relevância de trazer para o debate com os estudantes e as estudantes da educação básica e motivada a tratar tal questão de modo mais significativo, a bolsista Cilene Vieira organizou uma aula externa com os alunos do professor supervisor Caio Lamego. Os outros membros do Subprojeto também participaram da atividade por meio de algumas falas, tirando dúvidas e auxiliando os alunos ao longo do trajeto percorrido.





Caminhada com os alunos em direção a praça Zé Garoto.
 (Jeferson Rosa)

Fizemos uma caminhada com os (as) adolescentes e jovens em dois dias da semana ao longo das margens do rio Imboaçu, desde o trecho que passa atrás da escola até a praça Zé Garoto, no centro de São Gonçalo. Nosso objetivo era observar o canal, as modificações na paisagem, os impactos realizados pelos seres humanos e a partir disso estabelecer reflexões juntamente com os estudantes.






Ponto de parada e comentários sobre o processo de urbanização
da cidade e as obras no canal do rio Imboaçu (Jeferson Rosa)


No intuito de auxiliar os alunos na identificação algumas situações e apurar o olhar deles para com as características da paisagem local, eles foram separados em grupos e receberam um formulário para preencher de acordo com as análises do grupo diante dos respectivos itens presentes no mesmo.




Alguns pontos de parada foram estabelecidos, previamente, pela equipe do Subprojeto, de modo que em cada ponto os estagiários pudessem abordar uma temática relevante para acrescentar na atividade, como a importância da mata ciliar, os problemas da poluição no município, a história do desenvolvimento de São Gonçalo (que está diretamente ligada ao rio Imboçu), entre outras discussões levantadas no ato da atividade.

   Momento final da atividade na praça Zé Garoto. (Jeferon Rosa)
                      












terça-feira, 5 de setembro de 2017


Replantio nas margens do Rio Imboaçu

       
Foto1: Apresentação da atividade no IECN. 
 (Jeferson Rosa)

  A atividade foi idealizada pelo animador cultural do Instituto de Educação Clélia Nanci (IECN), Luís Macedo, mais conhecido como Luisinho, em parceria com o professor Mauro, que leciona Biologia no IECN. A mesma aconteceu na manhã do segundo sábado de março de 2017. Os bolsistas  Subprojeto Insterdisciplinar foram chamados para ajudar, e prontamente se colocaram a disposição para contribuir no desenvolvimento da atividade.


Foto 2: Mãe de uma aluna colaborando para o replantio. 
 (Jeferson Rosa)

Os alunos do professor Mauro foram 
convidados e alguns comparecerem com interesse de aprender mais e fazer algo positivo para o meio ambiente. Foi muito interessante  a participação de algumas mães e irmãos de alunos, bem como, moradores locais que estiveram presentes. O intuito da atividade foi continuar com o movimento de replantio nas margens de trechos do Rio Imboaçu, que se encontram próximos do IECN.



Foto 3: Parada para hidratação antes
do próximo plantio. (Jeferson Rosa)
Alguns anos atrás foram iniciadas obras de canalização que ampliaram a descaracterização de suas margens. As obras de canalização em do Rio Imboaçu ultrapassou R$ 95.000.000,00. Centenas de famílias foram desapropriadas para o desenvolvimento da obra. Os moradores afirmam que aumentaram os problemas com enchentes e com a violência. Relataram também que três pontes de pedestres foram removidas o que dificulta o trajeto deles.


A atividade foi muito realizadora pois os alunos, os familiares, os bolsistas, professor e o animador cultural entendem que é necessário a ação e participação das pessoas é fundamental para que melhorias no ambiente aconteça. A atividade foi encerrada por volta de meio-dia.
                                                                                  
  
Foto 4: Muda de pau brasil plantada anteriormente
 na margemdo Rio Imboaçu. (Jeferson Rosa)








O PIBID E A SEMANA DO CURSO NORMAL

Na semana do dia 16 à 20 de outubro de 2017 aconteceu no IECN - Instituto de Educação Clélia Nanci a SEMANA DO CURSO NORMAL . Voltado para a...