![]() |
Subida dos alunos ao mirante (Foto: Kamilla Rosa) |
Na última quinta-feira, 20 de Agosto de 2015, o Subprojeto PIBID Interdisciplinar visitou a APA do Engenho Pequeno. A visita foi proposta pela licencianda em biologia Sarah Brum, este faz parte do seu trabalho de conclusão curso que tem como temática a importância do trabalho de campo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
O trabalho de campo foi realizado com a turma do 9º ano do Ensino Fundamental. Dentro da Área de Proteção Ambiental do Engenho Pequeno os alunos visitaram o Laboratório da UERJ, onde observaram os animais que são encontrados na APA-EP como Cobras (Jibóia e Jararaca), Lagarto (Teiú), Borboletas, Pássaros e entre outros animais da fauna local.
![]() |
Lixo dentro da APA-EP. (Foto: Kamilla Rosa) |
Ao longo da visita os alunos apresentaram diversos questionamentos sobre a APA do Engenho Pequeno, as perguntas foram direcionadas, principalmente,as ações humanas dentro daquela área que é protegida por lei. A quantidade de lixo presente ao longo da caminhada foi um dos pontos mais observados pelos alunos.
Na descida do Mirante os alunos tiveram a oportunidade de observar a diversidade religiosa presente em nosso país. A Área de Proteção Ambiental do Engenho Pequeno é utilizada por diversas religiões como locais de orações e oferendas para seus Deuses e Santos apresentando um forte sincretismo religioso. Com isso, os alunos compreenderam que cada religião possui uma relação especifica com a natureza, sendo assim a preservação de áreas verdes dentro do Município de São Gonçalo é importante para que todos possam praticar a sua religião.
![]() |
Foto: Kamilla Rosa |
Novamente a ação humana foi percebida como causadoras de malefícios a natureza. Durante a caminhada foi observado focos de incêndios dentro da APA-EP que em grande parte das vezes é causado por moradores da região, e junto com isso as plantas secas e o vento fazem com que o fogo se espalhe rapidamente. Esse fogo em alguns momentos quase chega a atingir as casas de alguns moradores. A informação que nos foi passada é que os Guardas Municipais não tem como combater o incêndio por falta de equipamentos, assim os bombeiros são acionados quando o fogo está próximo de atingir as residências.
![]() |
Queimada dentro da APA (Foto: Kamilla Rosa) |
No último trecho de visita a APA do Engenho Pequeno fomos para uma das nascentes do Rio Imboaçu, que foi o tema trabalhado no ano anterior. Na nascente os alunos ficaram impressionados por não existir água na nascente e em seu leito principal possui água corrente. A partir deste questionamento foi relembrado o tema abordado no ano de 2014. Com isso o professor; os licenciados de geografia e biologia; e os alunos da turma do 9º ano debateram diversos assuntos ligados ao rio Imboaçu como a poluição; o desenvolvimento do Município de São Gonçalo; e o ciclo hidrológico.
![]() |
Caminhada dos Alunos. (Foto: Kamilla Rosa) |
Por fim, agradecemos aos Guardas Municipais de São Gonçalo que acompanharam o professor, os bolsistas e os alunos durante a visita a Área de Proteção Ambiental do Engenho Pequeno e, também, ao senhor Sérgio que nos guiou pela APA-EP e nos ajudou com o seu grande conhecimento sobre este local ainda preservado no município de São Gonçalo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário